Como ser uma manicure de sucesso? Confira dicas

Como ser uma manicure de sucesso? Confira dicas

Você sabia que o mercado de manicure só cresce no Brasil? De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil já é o segundo país do mundo no mercado de esmaltes. A profissão de manicure é uma das mais populares e rentáveis no país, além de existir diversos cursos acessíveis para a profissionalização no ramo.

O cenário é positivo para quem quer empreender e investir na área! Esta profissão tem passado por um processo de expansão não só no Brasil, mas em um contexto mundial também. Segundo dados divulgados pela Euromonitor, o mercado de unhas movimentou cerca de US $5,9 milhões no mundo em 2019. E ainda há previsão de um aumento de 17% até 2023. O mercado está crescendo com tudo, não é mesmo? Todas essas informações são para mostrar o quanto existem oportunidades de ser bem sucedida como manicure. Para te ajudar nessa, nós vamos dar algumas dicas que podem te levar ao sucesso!

Invista em curso de manicure

O primeiro passo para ter sucesso é buscar por uma formação especializada e se capacitar para atender as clientes da melhor forma possível. Isso é importante porque todos os profissionais que costumam ser bem remunerados no mercado de trabalho, passam por uma qualificação para aprender técnicas, adquirir conhecimento e praticar o ofício.

Nós sabemos que você quer fazer parte desse grupo. Portanto, é preciso estudar! O curso de manicure vai oferecer a base necessária para você proporcionar serviços impecáveis aos clientes. O ideal é investir em um curso que ensina novas técnicas, tenha orientação de como atender os clientes, além de mostrar a parte de marketing do seu negócio.

Caso você esteja procurando aprofundamento no ramo e queira se especializar em técnicas, aposte em cursos de manicure específicos, por exemplo, aplicação de unhas postiças, unhas decoradas (nail art), alongamento com unhas de gel, entre diversas outras. Porque dessa maneira você sempre vai estar trazendo novidades para as clientes.

Tenha um bom relacionamento com o cliente

Garanta um bom atendimento e relacionamento

Quem não gosta de um bom atendimento, né? Estabelecer um relacionamento agradável com o cliente e atendê-lo de forma educada e bem-humorada é uma das melhores estratégias de marketing que você pode ter. E, acima de tudo, respeite os horários combinados com os clientes, não os deixe esperando. Estabeleça um tempo limite de atraso, por exemplo, a partir do momento que o cliente reservou um horário, esclareça que é tolerável chegar no máximo 10 minutos depois, assim, você não atrasa a agenda de trabalho e consegue atender a todos no tempo certo.

Porém, de vez em quando, o cliente vai precisar esperar. Seja porque chegou cedo ou porque você precisa de uns minutos para ajeitar os itens do último atendimento, portanto, tenha uma TV ligada, um café ou disponibilize a senha do wi-fi para que o cliente possa passar o tempo enquanto espera. Os clientes precisam gostar do seu trabalho, mas é importante que gostem de você e da forma que são recebidos no estabelecimento também.

Tenha organização

É muito importante que uma manicure seja organizada com a prestação de seus serviços. Tenha um controle tanto da agenda quanto do fluxo de caixa. Fique sempre atenta às entradas e saídas para a administração dos gastos e despesas do negócio.

Encontre a melhor forma para se organizar nos agendamentos de horários com os clientes e nas questões financeiras. Você pode utilizar o método mais tradicional como caderno e caneta para anotar ambos os tópicos ou é possível criar planilhas e lembretes digitais.

Outra coisa para ficar atenta é prestar atenção na quantidade de tempo que cada procedimento exige. Se uma cliente agendar um alongamento de unha em gel e este processo levar por volta de duas horas, não agende nenhum outro cliente durante esse período. Uma dica é: sempre que for agendar um horário, anote o nome, o serviço (juntamente com o valor dele) e o horário do atendimento. E não se esqueça de deixar um intervalo entre cada agendamento para possíveis imprevistos. Assim, todo mundo sai ganhando!

Uma manicure precisa ficar de olho nas tendências

Fique de olho nas tendências

Os estilos e produtos de unhas se renovam a cada mês, sempre tem muita novidade chegando. Em um curto período, é comum que novidades em relação às unhas sejam apresentadas para o mundo e as tendências começam a ser exigidas pelos clientes. Basta uma estrela da música ou da TV aparecer com um modelo de unha diferente e, em poucas horas, diversas pessoas vão querer reproduzir a nail art ou pedir pelo esmalte colorido daquela celebridade. Vale lembrar que os esmaltes de longa duração são os melhores produtos para aplicar nas unhas dos clientes, é importante investir em produtos de qualidade para um serviço impecável.

Outro ponto comum de acontecer no universo de unhas é surgir novas soluções que facilitam a vida dos amantes de unhas bonitas como Top Coats, fibra de vidro e acabamento em gel. Por isso, é fundamental que a manicure pesquise e esteja por dentro das tendências para estar preparada na hora que o cliente solicitar o uso dessas técnicas e produtos. Então busque sempre se informar e utilize as redes sociais para estar de olho nas tendências e não perder nada!

Divulgue o seu trabalho

Sabe aquela frase que “o marketing é a alma do negócio”? Isso é verdade. Para você ser reconhecida no ramo e atrair ainda mais clientes, é necessário investir na divulgação do seu trabalho. Embora a velha estratégia do boca a boca funcione bem, atualmente, a manicure precisa estar nas redes sociais para atingir um número maior de pessoas. E o melhor de tudo é que este tipo de divulgação é gratuito! Não é necessário pagar para criar uma página no Facebook ou no Instagram.

Crie um perfil profissional e compartilhe promoções, fotos das unhas prontas de clientes e até mesmo vídeos com depoimentos de pessoas satisfeitas com os seus serviços. Porém, não esqueça de fazer um cartão de visitas. É essencial entrar em contato com alguma gráfica e pedir uma tiragem de cartão de visita. Deixe-os com os seus amigos e familiares para distribuí-los com o objetivo de divulgar seu trabalho também.

Com essas dicas, você vai perceber quais passos e atitudes precisam ser dados para que você se torne uma manicure de sucesso. Não perca tempo e comece hoje mesmo!